A implantologia é a área da medicina dentária que se dedica à reabilitação de dentes perdidos ou espaços desdentados. Este tratamento consiste na colocação de implantes dentários que vão funcionar como raiz do dente e têm como finalidade suportar coroas unitárias e próteses fixas totais ou parciais. Constituídos por materiais biocompatíveis, os implantes apresentam uma enorme vantagem ao devolver ao paciente a função estética e mastigatória perdidas, bem como aumentando o conforto e autoconfiança.
O centro médico dentário Dr. Roque utiliza implantes dentários Straumann, líder global em odontologia restaurativa e regenerativa com implantes.
A dentisteria é a área da medicina dentária responsável pelo tratamento de dentes com lesão de cárie, fraturas, alterações de forma e/ou cor, devolvendo-lhes a sua função e aparência original. A dentisteria contribui, assim, para um melhoramento da função oral mastigatória, bem como para uma melhor estética e um sorriso mais saudável.
A endodontia é a área da medicina dentária responsável pelo diagnóstico e tratamento das patologias da polpa dentária (nervo do dente), bem como dos tecidos envolventes das suas raízes. A “desvitalização”, como é conhecido este tratamento, consiste na remoção da polpa dentária e na sua substituição por material biocompatível. A polpa dentária ou “nervo” pode ficar afetado por trauma, lesão de cárie extensa, tratamentos dentários de repetição ou morte espontânea, “necrose pulpar”. Após uma endodontia, o dente tem de ser restaurado de modo a que a sua estrutura original seja restabelecida, idealmente com uma coroa fixa.
A odontopediatria é a área da medicina dentária que se dedica à saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais. Esta área tem uma forte componente preventiva, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos dentes decíduos ("dentes de leite") é fundamental para assegurar uma boa saúde oral, bem como uma função fonética e mastigatória corretas. As consultas de odontopediatria devem ser iniciadas com a erupção dos primeiros “dentes de leite” de modo a incentivar e instruir, tanto crianças como pais, para os bons hábitos de higiene oral.
A ortodontia é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento de más posições dentárias e/ou maxilares. Uma alteração na posição dentária pode levar a uma higiene oral ineficaz e ao consequente aparecimento de cáries e problemas gengivais graves. O diagnóstico precoce e correto do desenvolvimento dos maxilares pode, a longo prazo, prevenir lesões articulares e assimetrias faciais. A avaliação ortodôntica, deve ser feita o mais precocemente possível. A ortodontia nos adultos é cada vez mais uma realidade para que se consiga uma melhor reabilitação de espaços sem dentes e o tratamento de problemas já instalados, como são as patologias das articulações e alterações do padrão respiratório.
O tratamento Invisalign consiste na utilização de uma série de alinhadores transparentes, praticamente invisíveis, removíveis, que vão endireitar gradualmente os seus dentes, sem brackets e sem arames metálicos. Por serem removíveis pode retirá-los para comer, beber, escovar os dentes e passar fio dentário ou até para ocasiões especiais. São uma ótima alternativa, tanto para adultos como adolescentes, que estejam à procura de uma solução mais estética e sem o desconforto associado aos aparelhos fixos convencionais. Os alinhadores Invisalign são fabricados a partir do material patenteado smarttrack, e são adaptados na base da linha gengival de modo a proporcionar um maior conforto e a melhorar o aspeto estético. As inovações e avanços tecnológicos permitem corrigir quase todos os problemas relacionados com a correção dentária, dos mais simples aos mais complexos.
A prostodontia é a área responsável pela reabilitação dentária total ou parcial, devolvendo ao paciente uma correta função mastigatória, fonética e estética. A reabilitação das peças dentárias fraturadas ou perdidas pode ser feita através de próteses removíveis, totais ou parciais e prótese fixa, coroas ou pontes sobre dentes ou sobre implantes.
A periodontologia é a área da medicina dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento dos tecidos envolventes dos dentes (osso e gengivas). Os problemas periodontais dividem-se em dois grupos: gengivite (inflamação das gengivas) e periodontite (inflamação do osso) e são, na maioria das vezes, causados pela má higiene oral que leva à acumulação de bactérias nestas zonas. A periodontite pode ainda ter associadas causas hereditárias e hormonais. Hábitos como o tabagismo são um fator agravante deste tipo de condições. No caso de uma periodontite avançada não é possível recuperar o osso perdido, mas é importante que se trave o avanço da doença com visitas regulares ao dentista e cuidados diários de higiene oral.
A cirurgia oral é a área da medicina dentária responsável por diagnosticar e tratar lesões e alterações da cavidade oral. Esta área inclui a extração de dentes, quando estes já não apresentam condições de ser mantidos, seja por cáries extensas, lesões radiculares grandes, fratura, ou por estarem inclusos e representarem um risco para os dentes presentes em boca. Esta área é também responsável pelo diagnóstico e tratamento de quistos e tumores gengivais.
A área de higiene oral é uma área maioritariamente preventiva. Esta consulta deve ser feita de 6 em 6 meses para garantir uma boa saúde das gengivas, através de destartarizações, bem como para avaliar e manter os tratamentos realizados anteriormente. Uma boa higiene oral é fundamental para uma boa saúde oral. Esta consulta tem um forte carácter educativo ao dar ao paciente as ferramentas necessárias para que consiga realizar uma correta higiene oral, através do ensino da correta escovagem e uso de fio dentário e/ou escovilhão.
O branqueamento dentário tem como finalidade dar uma tonalidade mais branca aos dentes ou devolver a sua coloração natural, que pode ter sido alterada por algum fator como o tabaco, consumo excessivo de café, chá, vinho ou bebidas gaseificadas ou ainda pelo consumo de alimentos pigmentados. Existem dois tipos de branqueamento, o branqueamento em ambulatório, em que é o paciente a fazer em casa, ou em consultório, controlado pelo médico dentista e com efeitos imediatos. Qualquer uma das opções necessita de uma avaliação por parte do médico dentista, no que diz respeito ao estado periodontal e à integridade dos dentes.